Praticar uma dieta rica em alimentos com flavonol, como chá verde, maçãs, frutas, cacau e soja, por exemplo, pode levar à diminuição da tensão arterial, de acordo com um estudo que analisou a dieta de 25,000 pessoas no Reino Unido.
Os investigadores analisaram a dieta dos residentes de Norfolk, no Reino Unido ao longo do tempo, e compararam os alimentos consumidos com a pressão arterial dos participantes.
No entanto, esta comparação não resultou de inquéritos feitos aos participantes sobre a sua dieta, mas sim de medições feitas aos biomarcadores nutricionais, que são indicadores do tipo de dieta consumida, do metabolismo e do estado nutricional dos indivíduos, através de exames ao sangue feitos regularmente e em acompanhamento da dieta dos participantes.
A diferença encontrada na pressão sanguínea entre os participantes com uma dieta mais baixa e uma dieta mais rica em flavonol, situou-se entre os 2 e os 4 mmHg (milímetros de mercúrio- unidade de medição de pressão).
Estes valores mais baixos de pressão arterial, são similares aos encontrados nas pessoas que seguem a dieta mediterrânea ou uma dieta para reduzir a hipertensão.
A maior diferença na pressão sanguínea foi observada depois da introdução de uma dieta mais rica em flavonol aos participantes com a pressão arterial mais elevada.
Esta investigação sugere que um aumento de consumo de alimentos com flavonol por parte da população em geral poderia levar a uma diminuição drástica na incidência das doenças cardiovasculares.
Referências:
- University of Reading. (2020, October 21). High flavanol diet may lead to lower blood pressure: First study to use objective measure to look at 25,000 people’s diet. ScienceDaily. Retrieved January 25, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201021085109.htm
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.