De acordo com um estudo realizado pela Edith Cowan University (ECU) na Austrália, treinar um dos braços pode afetar o outro. O treino físico aplicado a um dos braços ajuda a melhorar a força e a diminuir a perda de músculo do outro braço, mesmo se este se mexer.
No estudo estiveram envolvidos 30 participantes que tiveram um dos braços imobilizado pelo mínimo de 8 horas durante 4 semanas. Este grupo inicial foi posteriormente dividido em 3 subgrupos, em que num dos grupos, os participantes não praticaram qualquer exercício físico, num segundo grupo, os participantes executaram uma mistura entre exercícios excêntricos e concêntricos e o último grupo apenas praticou exercícios excêntricos.
De acordo com os resultados, o grupo que apenas praticou exercícios excêntricos num dos braços, mostrou um aumento de força e decréscimo de atrofia muscular no braço imobilizado, demonstrando um poderoso efeito de transferência cruzada. Os participantes deste grupo apresentaram apenas um decréscimo muscular de 2% no braço imobilizado, enquanto os participantes dos outros 2 grupos apresentaram 28% de atrofia muscular.
Os exercícios excêntricos trabalham os músculos no sentido do alongamento e os exercícios concêntricos são os que contraem os músculos e os encurtam. Estudos anteriores mostraram que os exercícios excêntricos são mais eficazes para desenvolver músculos.
Esta descoberta pode ajudar a desenvolver novos métodos de reabilitação física e melhorar a recuperação de doentes lesionados ou com AVC.
Ao aplicar os exercícios no membro que não está lesionado, que seja membro inferior ou superior, logo após a lesão pode ajudar a prevenir danos musculares mais intensos no membro afetado.
Neste estudo os investigadores apenas se focaram na zona do cotovelo, mas esperam no futuro alargar a investigação para outras zonas, como o impacto na função motora ou no controlo muscular.
Referências:
- Omar Valdes, Carlos Ramirez, Felipe Perez, Sebastian Garcia‐Vicencio, Kazunori Nosaka, Luis Penailillo. Contralateral effects of eccentric resistance training on immobilized arm. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 2020; DOI: 10.1111/sms.13821
- Edith Cowan University. (2020, October 27). Exercising one arm has twice the benefits. ScienceDaily. Retrieved January 25, 2021 from www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201022112555.htm
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.