Com uma população cada vez mais envelhecida onde as pessoas com mais de 65 anos são em maior número do que as que têm 45, é, a cada dia que passa, mais importante manter uma vida saudável e com qualidade nos anos seniores.
O envelhecimento hoje em dia é muito diferente do envelhecimento das gerações anteriores. Hoje há mais pessoas vivas e a viverem mais anos no planeta, do que alguma vez na história da humanidade. Estima-se que a população mais idosa rondará os 78 milhões em 2030, quando a geração nascida nos anos 60 atingir a senioridade.
Nunca foi tão importante como agora preservar a saúde para ter uma melhor qualidade de vida mais tarde, comportamentos saudáveis que promovem a atividade e a participação na comunidade são fundamentais para manter a saúde até ao fim da vida.
Deixamos 10 conselhos simples que podem ajudar a fazer a diferença para alcançar uma vivência mais saudável na velhice:
1. Deixar de fumar: este é um passo fundamental para melhorar a saúde e combater o envelhecimento. O tabaco debilita a saúde e pode matar, causando cancro, insuficiência cardíaca e AVC. Debilita a função eréctil nos homens devido à arteriosclerose e desenvolvimento excessivo de rugas na pele, porque ataca a sua elasticidade.
2. Manter-se ativo: deve-se fazer uma atividade todos os dias que se goste e que promova a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a saúde cardiovascular. A atividade física ajuda a manter um peso saudável, a prevenir ou controlar as doenças, a melhorar o sono, reduz o stress e evita quedas, ajudando ainda a manter uma aparência saudável e a sensação de bem-estar.
3. Alimentação saudável: a alimentação cuidada deve ser combinada com exercício físico. A ingestão de alimentos nutritivos apropriados para o índice calórico relativo à idade, em quantidades adequadas, ajuda a manter o organismo saudável. Muitas doenças como a obesidade, doença coronária, tensão arterial alta, diabetes tipo 2 e osteoporose, podem ser prevenidas ou controladas com alterações na dieta e exercício físico. Suplementos de cálcio e vitamina D podem ajudar as mulheres a prevenir a osteoporose.
4. Manter um peso equilibrado: o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e pressão sanguínea alta. É importante atingir um peso adequado e mantê-lo com alimentação cuidada e exercício físico. As bebidas açucaradas devem ser substituídas por água ou tisanas sem açúcar.
5. Evitar as quedas: à medida que se envelhece a probabilidade de acontecerem quedas aumenta. As quedas podem provocar lesões ou doenças irreparáveis. É importante prevenir quedas removendo tapetes soltos ou calçado inapropriado. Mantenha os fios elétricos e objetos volumosos fora do caminho e do local onde circula mais frequentemente. Use luzes de presença na casa de banho, corredores e entradas. Não ande descalço e utilize calçado com um bom suporte dos pés para reduzir o risco de queda.
6. Testes de imunidade e check ups: tenha atenção às vacinas sazonais que deve tomar e check ups de saúde para despistar doenças. A partir dos 50 anos, as mulheres devem fazer mamografias para despiste do cancro da mama, e os homens devem fazer despiste de cancro da próstata. Deve fazer estas verificações anualmente e falar com o médico para se manter a par dos procedimentos mais recentes.
7. Prevenção do cancro de pele: à medida que envelhecemos a pele também envelhece e fica mais fina, seca e menos elástica e, portanto, mais vulnerável. Aparecem rugas e cortes ou arranhões demoram mais tempo a curar. A pele deve ser protegida do sol, demasiada exposição e em horas com sol mais forte, bem como os raios ultravioleta podem provocar cancro de pele.
8. Verificação regular dos dentes, olhos e ouvidos: os dentes e as gengivas devem ser protegidos ao máximo para durar a vida toda. Devem ser escovados diariamente depois de comer combinado com a utilização de fio dentário e visitas regulares ao dentista. Por volta dos 50 anos muitas pessoas começam a notar alterações da visão, que inclui o declínio gradual na capacidade de focar ao perto ou ver letras pequenas. As doenças mais comuns da visão em idades mais avançadas são as cataratas e o glaucoma. A perda de audição também é uma ocorrência comum com o envelhecimento, a maior parte das vezes resultado da exposição a barulho intenso.
9. Gestão do stress: Para lidar com situações mais exigentes podem usar-se técnicas de relaxamento como a meditação ou yoga para lidar com as situações. É igualmente importante arranjar tempo para os amigos, contactos sociais e para a diversão. Uma vivência mais harmoniosa e integrada pode ter um grande impacto na forma como se lida com a vida e as limitações, que por sua vez afetam a saúde. É importante manter um espírito positivo apesar de possíveis adversidades.
10. Manter a chama acesa: O avançar da idade não deve ser motivo de limitação do prazer sensorial e sexual. Pode ser necessário perceber as mudanças físicas que o envelhecimento traz e aprender a ajustar o comportamento a essas mudanças. Se necessário, deve ser pedida ajuda a especialistas para fazer os ajustamentos, mas não há limites que o envelhecimento possa colocar à intimidade.
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.