Uma noite bem dormida e descansada é fundamental para o bem-estar e para a saúde. Mas, conseguir uma noite de sono descansada e sem interrupções torna-se mais difícil à medida que envelhecemos.
Os idosos sofrem alterações no seu metabolismo e também nos ciclos de sono, situação que se agrava ainda mais se existirem doenças que impedem o descanso completo, isto leva a que muitas vezes, os idosos se sintam sonolentos durante o dia e durante a noite, sofrem com insónia ou ciclos de sono interrompidos.
Por vezes há a tendência para recorrer a sedativos, mas esta prática pode ser prejudicial à saúde, já que os efeitos secundários podem ter um impacto grande e provocar falta de equilíbrio e coordenação física, confusão mental ou tonturas.
Existem algumas atividades que podem ajudar a criar uma maior facilidade para induzir uma boa noite de sono e substituir o uso de medicamentos para este efeito.
Eis algumas sugestões que podem ajudar a encontrar o João Pestana de forma mais tranquila:
- Falar com o médico: é importante despistar alguma doença, como a apneia do sono, que possa estar a causar a dificuldade para dormir bem.
- Exercícios físicos durante o dia: exercitar o corpo e a mente durante o dia pode ajudar a facilitar o sono à noite. Dedicar pelo menos 30 minutos por dia a alguma atividade física como a caminhada, natação, yoga ou outros, sobretudo se praticados fora de casa com exposição à luz solar, pode ser extremamente útil a desencadear a sonolência à noite.
- Tomar um banho quente: alguns estudos mostraram que aumentar a temperatura corporal através da imersão num banho quente algumas horas antes de ir para a cama, pode facilitar o adormecer e a ter uma noite mais descansada. Um banho quente nos pés durante 20 minutos antes de ir para a cama, parece ter também um efeito muito benéfico.
- Lençóis lavados: de acordo com um inquérito feito pela Fundação Nacional do Sono Americana, mais de 75% das pessoas inquiridas afirmaram que dormiam melhor numa cama lavada e a cheirar a lavado. A Fundação recomenda lavar a roupa de cama, uma vez por semana, em água quente e polvilhar o colchão com bicarbonato de sódio para retirar a humidade, deixar durante a noite e depois aspirar.
- Colocar cheiros agradáveis no quarto: óleos de alfazema e jasmim são considerados como tendo um efeito muito relaxante, mas qualquer outra solução aromática que seja agradável para a pessoa pode ser usada para induzir o sono. Podem ser colocados diretamente na almofada ou através de um difusor de cheiro no quarto.
- Evitar o consumo de bebidas estimulantes antes de dormir: o café, chocolate, cola ou chá com cafeína devem ser consumidos apenas de manhã, já que a cafeína demora pelo menos algumas horas a sair do organismo. Num estudo, os participantes que beberam bebidas estimulantes 6 horas antes de ir dormir perderam uma hora de sono.
- Evitar o consumo de álcool antes de ir dormir: um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica, pode causar sonolência inicialmente, mas o álcool causa agitação e pode levar a acordar a meio da noite. Reduz a fase de sono mais restauradora e também é diurético, o que pode levar a acordar para ir à casa de banho.
- Manter o quarto sem barulho e a uma temperatura agradável: enquanto se dorme os ouvidos continuam a funcionar e a captar sons, se a cama estiver perto de uma janela ou uma parede fina, o ideal será mudar a sua posição para um lugar menos exposto a barulho. Tampões para os ouvidos ou ruído branco podem ser uma ajuda valiosa.
- Desligar os aparelhos eletrónicos: a luz emitida pelos smartphones, computadores portáteis, tablets ou écrans podem interferir com o sono de várias maneiras. O melhor será desligar estes aparelhos pelo menos uma hora antes de ir dormir. Desligar a televisão e ler um livro ou o jornal, ou ouvir música suave pode ser uma melhor solução.
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.