As rugas já há muito que se instalaram e agora já não são a maior preocupação. O envelhecimento da pele exige cuidados específicos para que a pele se possa manter saudável e livre de infecções.
A pele dos idosos é mais suscetível de desenvolver infeções e outros problemas devido às mudanças que sofre com o avançar da idade. Por isso é importante saber mais um pouco sobre os problemas que podem afetar a pele envelhecida e como se pode mantê-la saudável durante muito tempo.
A pele sofre muitas mudanças ao longo do tempo. Além dos fatores relacionados com o ambiente como a exposição ao frio ou ao sol, há outras situações que contribuem para as alterações.
À medida que o corpo envelhece, a pele vai ficando mais fina e menos elástica, porque o organismo não produz tanto colagénio e elastina. Com menos gordura, a pele envelhecida também perde firmeza e a exposição solar ao longo dos anos, vai deixando pequenas marcas na derme.
Todas estas alterações fazem com que a pele sénior fique com contusões, arranhões e cortes mais facilmente, sendo que as lesões cutâneas também podem demorar mais tempo a recuperar.
Os idosos sofrem de vários tipos de problemas de pele que estão relacionados com idade e que têm níveis de gravidade diferentes.
Tipos de problemas de pele dos idosos:
- Manchas: as manchas da idade não apresentam qualquer perigo de saúde. São manchas castanhas semelhantes às sardas, mas maiores. Aparecem normalmente no rosto, costas, mãos, pés e braços.
- Hematomas: o aparecimento de nódoas negras é mais comum na pele envelhecida, resultam normalmente de choques e embates em objetos, podem também ser causadas por alguns medicamentos ou por lesões associadas a problemas de equilíbrio que provocam quedas, por exemplo.
- Angiomas e fibromas: são pequenos sinais de carne e não são causa de preocupação, mas podem ser incómodos. Ocorrem mais frequentemente na pele idosa e nas dobras do corpo como as pálpebras e pescoço.
- Pele seca: a pele seca é muito comum nas pessoas mais velhas. À medida que o envelhecimento progride, diminuem as glândulas sudoríparas e a pele produz menos óleo. Muito sol, ar seco, consumo de tabaco, e desidratação podem também contribuir para a pele seca.
- Cancro da pele: o cancro da pele é uma das formas mais comuns de cancro. A sua causa principal é a exposição excessiva ao sol. Convém fazer uma vigilância frequente da pele para detetar qualquer alteração atempadamente para que possa ser feito o diagnóstico, o mais precocemente possível.
- Rugas: aparecem em diferentes partes do rosto e são um dos sinais de envelhecimento da pele mais fácil de detetar.
- Perda de volume: apresenta-se como flacidez da pele e perda de contornos, sobretudo no rosto e no pescoço.
Os cuidados diários da pele são uma ótima forma de prevenir muitos dos problemas que surgem com o envelhecimento. Uma pele saudável e protegida faz um grande contributo para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
Dicas para uma pele mais saudável:
- Hidratação: é importante beber muitos líquidos, mesmo quando não há sede, já que com a idade a sensação de sede tende a não funcionar como antes.
- Limitação da exposição solar: é importante preservar a pele o mais possível e o efeito do sol diretamente na pele não é benéfico, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de cancro da pele. O uso de roupas largas e chapéu também ajudam a proteger do sol.
- Protetor solar: quando exposto ao sol, o protetor solar deve ser aplicado sempre.
- Creme hidratante: é importante manter a pele sempre hidratada, sobretudo porque esta fica mais seca com a idade. Por isso, a aplicação diária de um creme para a pele seca e envelhecida que seja hidratante é fundamental para manter a pele saudável.
- Sabonete ou gel de banho: devem ser suaves e respeitar o tipo de pele.
- Banhos de água morna: é preferível diminuir um pouco a temperatura da água do banho e mantê-la morna e não quente, já que esta torna a pele mais seca.
Conclusão
A passagem do tempo é inevitável e com ela a sua pele vai mudando. O envelhecimento da pele é progressivo e pouco a pouco vão-se instalando outras características como a flacidez, secura ou as rugas.
Estas alterações são inerentes ao processo mas, podem ser retardadas com os cuidados adequados. Há alguns fatores que pode controlar: perceber qual o melhor creme para a pele envelhecida, ou qual a melhor altura para aplicar o protetor solar.
O mais importante é adotar as estratégias mais adequadas e mais confortáveis para estimular o seu bem estar.
Juntos Cuidamos Melhor!
Referências:
- Interim Health Care
- Mayo Clinic
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.