Quando se vive com artrose, há uma série de produtos que podem ajudar a viver a vida diária com menos dor e frustração.
Estes produtos de apoio podem ajudar a diminuir o stress numa articulação, tornando a atividade diária mais fácil, mais segura, menos cansativa e muito menos frustrante.
A utilização do dispositivo adequado pode ajudar a manter a independência, permitir a realização de atividades e a manter a mobilidade por mais tempo.
Um simples aparelho ou uma mudança na forma como se fazem as coisas pode tornar as tarefas diárias muito mais fáceis.
Com a ajuda de enfermeiros ou de terapeutas ocupacionais é possível encontrar o produto que melhor se adapta às condições particulares de cada um.
Saiba quais são os produtos que ajudam à mobilidade em situações de artrose, continuando a ler este artigo.
Produtos especificos
Ajudar para calçar e vestir
Calçar meias ou sapatos pode ser um grande desafio para as articulações. A ajuda para calçar meias, por exemplo, pode ser uma excelente solução para ultrapassar estes desafios.
A utilização de calçado ortopédico ajuda também a prevenir quedas e a caminhar mais suavemente.
A ajuda para vestir casacos também pode ser uma boa solução.
Talas
As talas ajudam a posicionar corretamente as articulações quer durante o sono ou durante a realização das atividades.
Aparelhos de apoio
Mesmo um aparelho muito simples, como uma joelheira pode ajudar a manter o osso no lugar e aliviar a dor.
Por vezes, a superfície do joelho pode desgastar-se de forma desigual, uma joelheira com estabilizadores laterias pode ajudar. Alguns produtos podem também oferecer calor e compressão, o que pode ajudar a reduzir o inchaço, um sintoma comum da osteoartrose do joelho.
Bengalas
O apoio numa bengala, pode transferir o peso do joelho, ajudando a reduzir a dor. As bengalas são um importante dispositivo de auxílio à mobilidade, por isso deve ser escolhido o que traz mais conforto.
A bengala deve ser usada na mão oposta à perna que está a tentar aliviar.
Muletas
Utilizar os braços para ajudar a suportar o peso e impulsionar o corpo para a frente quando se anda, diminui a tensão que é colocada nos joelhos. As muletas ou canadianas ajudam muito neste processo.
Andarilhos
Estes produtos ajudam a pessoa com mobilidade reduzida a caminhar com mais segurança e estabilidade. Os andarilhos ajudam a aliviar as dores nas articulações e a fadiga inerente à mobilidade reduzida.
Alcance de objetos
Estas ferramentas de longo alcance têm um mecanismo de agarrar na ponta que pode ajudar a apanhar coisas do chão ou de outras superfícies baixas.
A pinça recolectora não só limita o esforço de dobrar o corpo, o que pode desgastar ainda mais a cartilagem ou fazer com que os ossos sofram fricção, como também podem evitar a perda de equilíbrio.
Barras de apoio
Muitas pessoas com artrose têm dificuldade em transferir o seu peso para os joelhos quando se levantam de uma posição sentada, como por exemplo depois de utilizar a sanita. As barras de apoio podem ajudar neste processo. Uma cadeira que ajuda a levantar, também é muito útil nestas circunstâncias.
Deslocações
Quando há mobilidade muito reduzida as deslocações para distâncias maiores podem ficar comprometidas.
As scooters elétricas permitem a circulação de forma confortável em zonas exteriores como os passeios, ou mesmo na estrada e também no interior de estabelecimentos.
Nos casos em que a mobilidade é muito reduzida as cadeiras de rodas podem ser a solução mais adequada para devolver mais autonomia e independência.
Outras estratégias para ajudar na mobilidade
Mobilidade em casa
Manter os caminhos desimpedidos e retirar os tapetes soltos. Adicionar extensores que convertem maçanetas de porta em alavancas, para abrir portas simplesmente empurrando um puxador para cima ou para baixo sem torcer uma maçaneta.
Usar lâmpadas que ligam e desligam com a presença ou lâmpadas sensíveis ao som que funcionam com uma palmada das mãos. Os adaptadores de interruptor podem facilitar o acender de lâmpadas e luzes normais.
Sentar em cadeiras fáceis de entrar e sair. Se a cadeira for demasiado baixa, considerar a possibilidade de acrescentar elevadores que ajustem a sua altura.
Um controlo remoto com botões grandes e fáceis de premir também pode facilitar.
Os utensílios de cozinha com pegas acolchoadas ou moldadas são muito mais fáceis de pegar e segurar. Um abre-latas elétrico e um abre-latas fixo podem reduzir a tensão.
A utilização de um carrinho para refeições ou de uma cadeira multifunções na cozinha podem fazer toda a diferença.
Vestuário
Comprar sapatos e roupas que se fecham na frente com botões grandes, ganchos ou velcro. Ganchos de botões e fechos de correr podem ajudar.
Roupas soltas que deslizem sobre a cabeça. Calçado e ajuda para calçar podem facilitar o deslizamento em meias e sapatos e significam que não será necessário dobrar o corpo para alcançar os pés.
Casa de banho
A instalação de barras de apoio na casa de banho é especialmente importante quando há problemas de equilíbrio. As cadeiras de banho à prova de água podem ajudar a manter a estabilidade no duche. Uma tampa de sanita elevada vai facilitar o acesso.
Pátio ou quintal
Para trabalhar no jardim, o ideal são ferramentas com pegas confortáveis.
Para evitar quedas o ideal será utilizar um enrolador de mangueiras motorizado, bem como um assento que permita trabalhar no solo sem ser preciso inclinar o corpo ou, em alternativa, plantar as flores numa plataforma mais elevada.
Conclusão
Para quem tem artrose, poderá haver hesitação em viver uma vida ativa, com receio de provocar ainda mais esforço nas articulações.
Mas com alguns produtos de apoio é possível reconquistar alguma mobilidade perdida. Estes dispositivos podem não só ajudar a reduzir a rigidez e as dores, mas também a melhorar a mobilidade e ajudar a manter a independência.
Alguns destes produtos estão disponíveis de imediato no mercado, como nas lojas Mais Que Cuidar, enquanto outros podem ser personalizados com uma prescrição do médico.
Um enfermeiro de reabilitação, fisioterapeuta, ortoprotésico ou terapeuta ocupacional podem aconselhar e ajudar a encontrar os produtos mais adequados a cada caso.
O mais importante é reduzir a dor e o stress nas articulações para que se possa manter a atividade e a qualidade de vida.
Juntos Cuidamos Melhor!
Referências:
Arthritis Society
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.