Ter problemas de mobilidade pode ser um desafio. A dificuldade para uma pessoa se movimentar em casa pode trazer muita frustração tanto às próprias pessoas como aos seus cuidadores.
As pessoas com mobilidade limitada requerem muita força e esforço para as deslocar para dentro e fora da cama e dentro de casa. Por este motivo, vale a pena considerar a compra ou aluguer de um elevador de transferência.
As lesões que podem ocorrer durante a elevação ou transferência das pessoas com pouca mobilidade ocorrem normalmente na parte inferior das costas, mas também podem afetar o pescoço, ombros, cotovelos e pulsos.
Muitas vezes estas lesões ocorrem inesperadamente, quando por exemplo, uma pessoa começa de repente a cair, forçando o cuidador a suportar todo o peso da pessoa para a proteger de uma queda.
Não é apenas o peso da pessoa a ser transferida que deve ser considerado, mas também a posição do cuidador que apoia a transferência.
Os discos vertebrais são especialmente vulneráveis quando se dobram para a frente, uma vez que também suportam o peso da parte superior do corpo.
Poder contar com uma estrutura que possa ajudar no movimento de transferência pode fazer toda a diferença quer para o cuidador quer para a segurança para pessoa que tem pouca mobilidade.
O que são os elevadores de transferência?
Os elevadores de transferência são estruturas concebidas para ajudar a elevar, ou transferir, pessoas de um local para outro. Estão, geralmente, disponíveis em vários modelos, incluindo os que funcionam manual ou eletronicamente ou uma opção sit-to-stand.
São especialmente concebidos para levantar e transferir facilmente da cama para uma cadeira, cadeira de rodas, casa de banho, cómoda, ou outro lugar da casa.
A utilização de um elevador pode eliminar lesões no pescoço, costas e ombros comuns entre os prestadores de cuidados ao mesmo tempo que proporciona um apoio seguro e robusto às pessoas transportadas.
Os diferentes modelos podem incluir dispositivos que ajudam na transição de uma posição sentada para uma posição de pé, segurar de pé uma pessoa, e transferir de uma posição deitada para uma posição sentada numa cadeira de rodas.
Tipos de elevadores
As pessoas incapacitadas e fisicamente debilitadas necessitam mais frequentemente de assistência para levantar ou elevar de uma cama para uma cadeira, do chão para uma cama, ou de uma cadeira para uma posição de pé.
Alguns elevadores funcionam com energia elétrica enquanto outros são operados manualmente e podem ser:
- Elevadores de teto
- Elevadores de piso
Os hospitais e lares utilizam frequentemente elevadores de teto que são instalados em cima de uma via. Embora a via seja frequentemente montada no teto ou na parede, também existem elevadores de teto portáteis.
O custo e a instalação destes elevadores podem ser muitos altos, no entanto têm uma vasta gama de opções de movimento.
Os elevadores de teto são acionados a pilhas por uma questão de simplicidade e conveniência. Têm capacidades de recarga eficazes, o que significa que pode carregar quando estiver parado.
O equipamento de elevação permanente, ou elevadores de teto, têm alto nível de segurança, tanto para as pessoas como para os cuidadores.
Os elevadores de teto são uma melhor opção para pessoas que não podem suportar o peso corporal, quer devido a lesões ou limitações de mobilidade.
A base larga e estável permite uma transferência segura, enquanto que a proteção de pontos de fixação permite uma utilização confortável. Em caso de perda de energia, o abaixamento manual facilita a saída segura do elevador.
Estes dispositivos são mais estáveis e muitas vezes muito mais fáceis de utilizar. No entanto, este tipo de elevador é mais difícil de instalar em casa.
Os elevadores portáteis ou de piso podem ser, assim uma boa alternativa. Estas unidades autónomas são utilizadas maioritariamente como elevadores verticais.
A maioria destes dispositivos necessita de pessoas para empurrar ou puxar a unidade para acomodar a posição da pessoa a transferir.
Os elevadores de piso utilizam um guincho para elevar o paciente do chão. Trabalham de forma semelhante aos elevadores de teto, embora tenham um centro de gravidade mais baixo.
Estes elevadores são móveis quando movimentam as pessoas entre várias divisões ou de casa para fazer uma viagem.
Os elevadores portáteis tornam fácil e confortável a transferência de uma cama para uma cadeira de rodas, ou de uma cadeira de rodas para uma banheira.
Para que são usados os elevadores de transferência?
Estes elevadores podem ser utilizados para mover pessoas com pouca mobilidade para dentro e fora da cama, de uma cadeira de rodas para uma cama, e para dentro e fora da banheira.
Estes dispositivos aliviam a carga e o peso e facilitam a prestação de cuidados por parte dos prestadores de cuidados.
Com estes elevadores, as pessoas podem passar mais tempo fora da cama e cuidar de algumas das suas próprias atividades diárias e sentem-se melhor consigo próprias.
Um elevador é tipicamente utilizado para assistir pessoas que necessitam de 90 a 100% de assistência para entrar e sair da cama. Mas pessoas com outro tipo de situação também podem beneficiar.
Estas são algumas das situações em que pode haver benefícios na utilização dos elevadores de transferência:
- Pessoas com desafios de mobilidade
- Pessoas acamadas
- Pessoas com fraqueza muscular
- Pessoas com problemas cognitivos
Os elevadores são geralmente dispositivos estáveis e confortáveis. Também tendem a ser fáceis de operar para os prestadores de cuidados. É importante saber como utilizar corretamente o elevador para assegurar que ninguém se magoe.
As cestas de transferência ajudam a reduzir o stress na parte inferior das costas do prestador de cuidados enquanto se posiciona, e ajudam as pessoas a levantar-se.
Devem ser ajustáveis e suficientemente largas para proporcionar um bom apoio, permitindo ao mesmo tempo que a pessoa transportada se sinta confortável e segura.
Deve ter várias pegas que permitam aos prestadores de cuidados uma aderência apertada, mas também permitir libertar rapidamente a pega, se necessário.
Os elevadores para pessoas que não se podem levantar e andar independentemente são uma necessidade importante. Sem eles, seria mais difícil realizar qualquer atividade.
As pessoas podem utilizar diferentes tipos de elevadores, dependendo das suas necessidades e circunstâncias. Também existem elevadores para cargas pesadas, destinados a elevar pessoas com excesso de peso ou obesas.
Quais são os benefícios de um elevador de transferência?
Quanto mais comprometida for a capacidade de uma pessoa se sentar, levantar e andar de um lado para o outro em segurança, mais provável é que beneficie de um elevador de transferência.
Estes são alguns dos benefícios:
Maior mobilidade
Os problemas de mobilidade dificultam a capacidade de movimentação das pessoas. O que por vezes a que não o façam, ou o tempo em que se deslocam é limitado.
Os elevadores de transferência facilitam muito a deslocação das pessoas e do prestador de cuidados pela casa.
Conforto
Ser levantado por outras pessoas não é confortável. As pessoas com pouca mobilidade podem ser colocadas em posições incómodas e isso pode prejudicar o seu bem-estar.
O elevador de transferência facilita o transporte feito por outros de forma mais confortável e manejável.
Menor tensão física para o prestador de cuidados
Mover ou ajudar a mover uma pessoa com problemas de mobilidade pode ser extremamente difícil. Coloca muito stress e tensão sobre os técnicos de saúde ou cuidadores.
Um elevador de transferência executa a elevação mais pesada e proporciona grande apoio aos cuidadores ou técnicos de saúde quando ajudam a pessoa a sair da cama, a entrar no banho, e quando se desloca por toda a casa.
Mantém as pessoas com mobilidade reduzida em casa por mais tempo
Estes dispositivos ajudam a que as pessoas com mobilidade reduzida fiquem em suas casas por mais tempo e não tenham que ir para um lar ou instituição precocemente.
Segurança
Utilizar um elevador é substancialmente mais seguro do que depender de um cuidador para ajudar a fazer transições.
Há menos hipóteses de escorregar ou cair ao usar um elevador para ajudar a entrar e sair da cama ou da banheira.
Ajuda aos cuidadores
Elevadores de transferência devidamente adaptados podem proteger grandemente a segurança do prestador de cuidados. Existem soluções que podem permitir outros métodos de transferência, tais como o suporte de peso, com diferentes opções de elevadores.
Proteção no transporte
Uma pessoa que seja transportada com o dispositivo de transferência adequado pode ser transferida de forma mais segura, e adotar estratégias para melhorar o posicionamento.
A formação e o conhecimento do prestador de cuidados são importantes para qualquer sistema de elevador, e diferentes tipos de elevador podem ter vantagens ou desvantagens em comparação.
A utilização inadequada de um elevador pode resultar na inclinação do elevador e numa queda para o chão, pelo que a instrução e o conhecimento são importantes com qualquer opção de elevador de transferência segura.
Redução dos custos com os cuidados
Ter um elevador de transferência seguro e eficaz pode facilitar a gestão de transferências, e muitas vezes tornar o processo mais fácil.
Muitas vezes exige menos cuidadores para realizar uma transferência, tornando mais fácil para o cuidador gerir tarefas como o posicionamento, ou outras tarefas como a gestão de vestuário para os cuidados de casa de banho.
O custo do investimento num sistema de elevador de transferência eficaz, pode reduzir custos, quando elimina a necessidade de cuidadores adicionais, ou permite a gestão sem cuidadores durante períodos de tempo.
Maior liberdade
Ter métodos mais fáceis de gestão de transferências que requerem menos assistência de cuidadores permite a liberdade de acesso a múltiplas áreas, e a capacidade de transferência sempre que necessário.
Estar menos dependente de assistência extra de cuidadores significa levantar e voltar para a cama mais vezes, utilizar a casa de banho mais facilmente, e acesso mais fácil para outros cuidados, tais como tomar banho.
Os dispositivos de transferência seguros, também proporciona frequentemente maior privacidade.
Conclusão
Os cuidados de uma pessoa idosa ou com deficiência exigem soluções ponderadas e seguras. A transferência destas pessoas é uma parte importante dos cuidados diários.
Os prestadores de cuidados têm frequentemente dificuldade em elevar uma pessoa nestas circunstâncias, para que possa executar as atividades da vida diária, incluindo tomar banho, vestir, ir à casa de banho, e para o transporte entre divisões da casa.
Os elevadores de transferência podem alterar positivamente a vida das pessoas, ajudando a proporcionar liberdade e maior mobilidade, permitindo maior independência e tornando a elevação mais fácil e menos perigosa tanto para os cuidadores como para as pessoas transportadas.
A utilização de elevadores de transferência pode ser necessária em situações como quando uma pessoa não consegue levantar os pés. Ao utilizar-se um elevador, a tensão é removida da elevação e há uma redução significativa do risco de ferimentos.
Algumas das vantagens de usar um elevador para mover são a redução da quantidade de manipulação necessária, e é mais seguro para o técnico de saúde assistente ou cuidador.
Antes de usar um elevador, a pessoa deve ser pesada, verificada a sua capacidade de suportar peso, capacidade cognitiva, e a força dos membros superiores.
O estado cognitivo de uma pessoa que vai utilizar um elevador é também uma consideração importante.
Por exemplo, se uma pessoa idosa tem uma condição neurológica que a impede de compreender instruções ou de as seguir fisicamente, então as transferências podem ser mais bem conseguidas através da utilização de um elevador.
Este é frequentemente o caso de pacientes com doença de Alzheimer moderada a grave, doença de Parkinson, e outras condições neurológicas que afetam a cognição ou a função motora, como o AVC.
Quedas, lesões nas costas e dores crónicas resultam geralmente de virar e levantar manualmente os idosos.
Os dispositivos de assistência de elevação de transferência podem ajudar a tornar as transferências muito mais seguras e fáceis para todos os envolvidos nos cuidados diários de um idoso.
Juntos Cuidamos Melhor!
Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.
Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.
Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.
Referências:
AgingCare
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.