À medida que o envelhecimento se desenrola é comum começarem a surgir mais dores corporais e dores nas articulações.
As doenças das articulações como a osteoartrite, que é marcada por uma perda progressiva do material de amortecimento das articulações e impede que haja fricção entre elas, ocorre com alguma frequência em idade mais avançada
Embora os problemas nas articulações possam interferir com as tarefas e atividades diárias, podem também ter impacto em outras funções corporais e contribuir para outras doenças como problemas cardíacos.
A artrite, por exemplo pode levar a um aumento do comportamento sedentário e, como resultado, aumentar o risco para outros problemas crónicos, tais como obesidade, diabetes, tensão arterial elevada, ou doenças cardíacas devido à diminuição da atividade.
Os problemas nas articulações também podem aumentar a inflamação no corpo, que por sua vez está ligada a doenças cardíacas.
O processo biológico de desgaste natural do corpo com o envelhecimento, é natural o aparecimento também de problemas de mobilidade, relacionados com os problemas nas articulações.
Tomar medidas preventivas atempadamente pode fazer toda a diferença na preservação da saúde mais tarde.
Além dos cuidados necessários para manter o corpo apto durante mais tempo possível, a utilização de dispositivos ortopédicos pode ajudar a lidar melhor com a dor e a dar uma maior qualidade de vida.
Estes produtos, também designados por ortóteses, são dispositivos médicos que ajudam a suportar várias partes do corpo, tais como os pés, tornozelos, joelhos, ombros, ancas, entre outros.
Podem ser aparelhos tão diferentes como palmilhas, ou outros dispositivos ou talas para ajudar na mobilidade e proporcionar conforto.
À medida que o corpo envelhece torna-se mais propenso a lesões e dores e estes produtos tornam-se muitas vezes essenciais para os idosos, permitindo fazer face aos desafios que a idade traz.
Dores mais comuns que afetam os idosos
O envelhecimento além de trazer redução de mobilidade, traz também muitas dores associadas precisamente ao processo de envelhecimento biológico.
Estas são algumas das dores mais comuns que assolam os idosos:
- Dor e inflamação das articulações nos dedos, joelhos, ancas e coluna vertebral
- Rigidez nas articulações pela manhã
- Dores na zona lombar
- Dor no pescoço
- Dor nervosa
Para lidar com a dor relacionada com a idade, é necessário ter em atenção a sua intensidade, o sofrimento mental associado à dor física e os possíveis tratamentos e aconselhamento médico.
Geralmente o tratamento de dores crónicas e dores em geral nos idosos, é feito com uma abordagem multifacetada.
No sentido de restaurar o máximo das funções físicas do idoso enquanto se tenta controlar quaisquer perturbações incapacitantes que possam surgir.
Nestas situações os produtos ortopédicos podem ajudar a colmatar alguns dos problemas.
O que são os produtos ortopédicos ou ortóteses?
Estes dispositivos fornecem apoio a uma parte ou articulação enfraquecida do corpo, absorvendo o choque e melhorando o equilíbrio ou a função.
Podem ser feitos à medida ou pré-fabricados a partir de materiais como plástico ou metal. O tipo de material utilizado depende das necessidades de cada pessoa, e outras vezes conforme é Na maioria dos casos, a dor pode ser gerida com produtos ortopédicos de qualidade em casa. Estes produtos ortopédicos melhoram a qualidade de vida, especialmente para idosos com artrite, mobilidade limitada, dores pós-cirúrgicas e outros problemas musculares e articulares.determinado pelo seu médico.
As ortóteses são concebidas para reduzir o stress no corpo, proporcionando estabilidade e conforto ao andar, correr, ou ficar de pé.
A ortopedia é uma especialidade médica preocupada com as propriedades estruturais e funcionais dos sistemas neuromusculares e esqueléticos.
Especialmente na velhice, as pessoas sofrem de dores articulares e procuram soluções para as resolver. As ortóteses geriátricas podem resolver eficazmente alguns destes problemas.
Estes dispositivos podem melhorar a dor relacionada com a postura, recuperação de lesões ou cirurgia, dor relacionada com a artrite, e outros problemas relacionados com o sistema esquelético.
Os dispositivos personalizados são feitos especificamente para cada pessoa com base nas suas necessidades únicas e em quaisquer condições médicas existentes que possam afetar a sua mobilidade.
São geralmente feitos a partir de um molde de gesso ou de um esquema feito através de uma varredura a laser tridimensional da parte do corpo lesionada.
Os dispositivos pré-fabricados são produzidos em massa a partir de vários materiais, desde espuma macia a plástico, para se adaptarem a diferentes formas corporais, pelo que podem não proporcionar tanto amortecimento ou apoio como as ortóteses personalizadas.
Contudo, podem ainda ser eficazes para ajudar a reduzir a dor causada por problemas de saúde ou lesões. Outros materiais incluem uma combinação de termoplásticos, fibra de carbono, elástico, metal, tecido, entre outros.
Quais são as doenças mais comuns que envolvem ortóteses?
As ortóteses podem ser usadas para tratar ou gerir uma variedade de problemas articulares e não só, alguns dos quais incluem:
- Tendinite
- Irregularidades na marcha
- Lesões por acidentes ou prática desportiva
- Artrite
- Recuperação de uma cirurgia
- Os dispositivos dão às articulações apoio adicional, estabilidade, controlo de movimento e absorção de choques.
Quem pode precisar de ortóteses?
São muitas e variadas, as razões porque uma pessoa pode precisar de usar dispositivos de ortopedia. No entanto, os idosos podem beneficiar muito com algum destes dispositivos.
Estes são alguns exemplos:
- Áreas sensíveis nos pés e pernas que não funcionam bem causando dor, fadiga e desconforto
- Instabilidade ao andar, subir ou descer escadas ou movimentar o corpo
- Perda de força ou dor ao agarrar ou segurar objetos
- Má postura ou falta de equilíbrio
- Quando existe dor mesmo em posição de repouso
- Membros com sensação de fraqueza ou entorpecimento
- Sensações de estalos constantes ou sensações dolorosas nas articulações
Como podem a ortóteses ajudar os idosos?
Os problemas nas articulações entre os idosos são muito comuns. Sendo a artrite um dos problemas mais frequentes.
Numa primeira instância, os dispositivos ortopédicos podem ajudar fornecendo estabilidade e apoio, protegendo as articulações doridas e inflamadas prevenindo contraturas e oferecendo alívio da dor.
Estes dispositivos suportam o sistema esquelético e ajudam na movimentação geral dos corpo e também podem ajudar na recuperação de fraturas após a remoção do gesso, proporcionar uma postura correta e controlar os movimentos articulares.
As ortóteses da extremidade superior são para o braço, cotovelo, antebraço e pulso. As ortóteses dos membros inferiores aplicam-se aos pés, tornozelos, joelhos e ancas.
As ortóteses da coluna vertebral também estão disponíveis sob a forma de blusões corporais que estabilizam as fraturas vertebrais afetadas.
Estes produtos podem ser uma ferramenta inestimável para aliviar a dor articular e melhorar o equilíbrio em idosos que sofrem de doenças crónicas, tais como artrite ou outros problemas relacionados com a idade, como a má postura.
Embora tanto as opções feitas à medida como as pré-fabricadas estejam disponíveis, qualquer uma das opções pode ser benéfica quando se trata de melhorar a mobilidade, ao mesmo tempo que evita mais lesões devido a atividades diárias como caminhar ou correr.
Exemplos de produtos
A Mais que Cuidar tem uma gama completa de produtos ortopédicos e ortóteses para a cabeça e coluna cervical, para os membros superiores e inferiores e para o tronco com produtos de alta qualidade e de longa duração.
Bandas e cintas ortopédicas
As bandas e cintas ortopédicas são dispositivos abdominais que ajudam a resolver problemas ou lesões músculo-esqueléticas sobretudo na zona lombar.
Coletes jewett ortopédicos
Estes coletes ortopédicos ajudam no tratamento de fraturas estáveis na região vertebral da coluna dorsal e lombar, após cirurgias de fraturas da coluna, em tumores inoperáveis na coluna vertebral e após tratamentos de cirurgia a tumores ou metástases na coluna vertebral.
Meias de compressão e de descanso
As meias de compressão e descanso ajudam a melhorar a circulação do sangue nas pernas com diferentes classes de compressão por um lado, e por outro as meias de descanso, ajudam a prevenir o surgimento de varizes. Ambos os tipos de meias ajudam com problemas venosos nas pernas.
Ortóteses cabeça, pescoço e tronco
Estes dispositivos ortopédicos são mais utilizados para a região da cabeça, pescoço e tronco tais como capacetes de proteção craniana, colares cervicais e coletes ortopédicos especiais que podem ajudar com problemas de postura, por exemplo.
Ortóteses dos membros inferiores
Os dispositivos ortopédicos dos membros inferiores ajudam com problemas que afetam os membros inferiores como as coxas, tornozelos ou joelhos.
Ortóteses dos membros superiores
Estas ortóteses facilitam a movimentação dos pulsos, cotovelos ou braços.
Sapatos ortopédicos
Os sapatos ortopédicos são especialmente indicados para pés sensíveis e garantem conforto e bem estar.
Benefício complementar da fisioterapia
Os idosos em recuperação de uma cirurgia ortopédica podem beneficiar muito com a fisioterapia.
A fisioterapia ajuda na gestão da dor e acelera o processo de cura e ajuda na restauração da força, função, equilíbrio e coordenação.
Quem estiver a recuperar de uma doença ou lesão de ossos, articulações, músculos, tendões, ou ligamentos, um fisioterapeuta treinado em fisioterapia ortopédica pode ajudar a recuperar de forma mais eficaz.
A fisioterapia fortalece, melhora o equilíbrio, e restabelece a função e a flexibilidade das articulações. É especialmente benéfico para os idosos, pois ensina-os a evitar quedas, que é a causa número um de lesões nos idosos.
Um regime de fisioterapia também alivia a dor sentida por doentes ortopédicos idosos e diminui a necessidade de analgésicos prescritos.
A fisioterapia para os idosos inclui exercícios de marcha e alongamento, massagens, compressas quentes e frias, e a aplicação de estimulação elétrica.
O objetivo da fisioterapia para doentes ortopédicos idosos é ajudá-los a alcançar a mobilidade para que possam movimentar-se de forma independente.
Sob a orientação de um fisioterapeuta, um paciente ortopédico idoso aprende os melhores exercícios de reabilitação física para a sua situação específica.
Além disso, um fisioterapeuta pode fornecer informação e orientação sobre os melhores dispositivos de assistência.
Isto permite aos idosos saber o que é seguro ou não e aprender a organizar as suas casas para uma maior acessibilidade, para evitar lesões e acidentes, e para uma recuperação mais rápida.
A fisioterapia não só fortalece os músculos, para tirar pressão das articulações, mas melhora o funcionamento geral e proporciona um benefício mental, o que pode ajudar a fazer uma melhor gestão da dor.
Os exercícios mais úteis para problemas articulares e musculares são uma combinação de aeróbica, treino de força e exercícios de flexibilidade.
Mas é importante adaptar os exercícios ao nível de aptidão física de cada um, o que pode proporcionar uma sensação de independência e controlo.
Conclusão
Com o envelhecimento aumenta a probabilidade de surgimento de dores crónicas. Estudos mostram que na faixa etária entre os 55 e os 65 anos, uma grande percentagem da população começa a sofrer de dor crónica.
E estes números continuam a aumentar à medida que o envelhecimento prossegue. Com a idade, muitas pessoas sentem cada vez mais dores em todo o corpo.
A dor crónica nos idosos está ligada a perturbações do sono, ao desânimo, ao isolamento social, a limitações funcionais, e mesmo à mobilidade reduzida.
À medida que envelhecemos, as articulações tornam-se mais propensas a lesões devido ao desgaste ao longo do tempo. Além disso, condições de saúde como a artrite podem afetar a qualidade da mobilidade e causar dor nas articulações.
Nestas circunstâncias os produtos ortopédicos ou ortóteses podem ajudar a melhorar o equilíbrio, aumentando a estabilidade ao mesmo tempo que reduzem o impacto na articulação afetada durante a atividade diária.
Ajudam também a aliviar a dor causada por problemas de saúde como a artrite, proporcionando amortecimento nas áreas afetadas.
Por exemplo, o uso de ortóteses pode ajudar a fornecer apoio e amortecimento adicionais em áreas chave dos pés, tais como o calcanhar ou a planta do pé.
As ortóteses em conjunto com tratamentos específicos podem ajudar a evitar tratamentos mais invasivos, como a cirurgia e proporcionar um alívio para a dor e uma maior qualidade de vida.
Juntos Cuidamos Melhor!
Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.
Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.
Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.
Referências:
- Journal of the American Geriatrics Society
- The Center for Spine & Orthopedics
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.