12 Dicas para melhorar a segurança dos idosos em casa:
- Privilegie a luz natural, habitualmente vemos melhor o ambiente nesse tipo de claridade.
- Dê preferência a torneiras e maçanetas de alavanca, que são mais fáceis de usar do que as redondas.
- Evite guardar objetos de uso frequente em partes muito baixas ou muito altas dos armários, pois exigem que a pessoa se baixe ou precise subir em algo para alcançá-los.
- Coloque corrimãos em escadas e rampas e verifique que são de uma cor contrastante para facilitar a visualização.
- Nos corredores deixe sempre as passagens livres, sem obstáculos como vasos, móveis ou objetos de decoração.
- Retire todos os tapetes da casa para evitar escorregões. Em alternativa, se decidir mantê-los coloque fita adesiva anti-derrapante nos mesmos.
- Coloque os remédios num lugar visível e junto deles uma tabela com os horários de cada medicamento. Em alternativa pode adquirir caixas especiais para organizar os medicamentos conforme a dose e hora das tomas.
- Instale luzes de presença em locais de passagem da casa para que a pessoa não ande no escuro caso precise levantar -se de madrugada.
- A cor das portas deve contrastar com a cor das paredes para facilitar sua visualização.
- Coloque barras de apoio juntos aos sanitários e no local de duche ou banho.
- Sempre que possível, o quarto do idoso deve ficar próximo da casa de banho. Em alternativa pode adquirir uma cadeira de banho sanitária para colocar junto à cama para fazer as necessidades durante a noite.
- Posicione a cabeceira da cama do idoso perto de um interruptor de luz.
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.