Trabalhar sem parar, já era. Dicas para melhorar o seu desempenho e o seu rendimento.
- Cultivar rotinas: Adormecer à mesma hora contribui para regular as funções do organismo. Expor-se à luz do sol após o despertar activa o estado de vigilância e as funções cognitivas que estão na base de um bom desempenho.
- Dormir sobre o assunto: Identifique e tome nota do que tem a fazer no dia seguinte. Levar os problemas para a cama e ficar a ruminar sobre eles só gera sobrecarga mental e alterações fisiológicas indesejáveis.
- Consciência alimentar: Evite refeições muito pesadas para não sobrecarregar o metabolismo e evitar problemas digestivos, que atrapalham o adormecer. Limite o consumo de álcool, de açúcar e de cafeína.
- Criar um ambiente propício: Preservar o máximo de escuridão e de silêncio no quarto, que deve ter uma temperatura amena, entre os 16 e os 20 graus. Válido para si e para quem partilha o espaço consigo.
- Não à luz azul: Nos tablets, telemóveis e outros ecrãs, por inibir a produção da hormona produzida na glândula pineal, entre as 22 horas e as 3 da manhã, em média, responsável pelo sono de qualidade.
- Suplementos naturais: A ingestão de melatonina, a hormona do sono, contribui para o alívio das queixas associadas ao jet lag e induz um estado de sonolência de forma natural. A toma com acção prolongada requer receita médica.
- Acompanhamento médico: Em caso de insónia é preciso aconselhamento clínico. Se tiver insónia crónica, um especialista em Medicina do Sono pode prescrever exames e o uso controlado de fármacos, elaborar um plano personalizado para ajuste de rotinas e até aconselhamento ou psicoterapia.
Fonte: Associação Portuguesa do Sono
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.