A época festiva do final do ano que inclui a celebração do Natal, é normalmente uma altura em que as famílias se reúnem e passam algum tempo juntas, no entanto, pode ser uma altura muito stressante para os idosos, que podem já não ser capazes de acompanhar as atividades e o ambiente celebrativo do resto da família.
Os idosos podem sentir-se excluídos, aborrecidos e talvez até tristes se estiverem sentados sem fazer nada durante todo o tempo de celebração e festividade.
As atividades da época festiva do final do ano, mais específicas para idosos podem ajudá-los a manterem-se ocupados, empenhados e ativos durante todo o dia, evitando que se sintam aborrecidos ou solitários.
Para que os idosos se mantenham empenhados e animados nesta altura, deve-se privilegiar a escolha de atividades divertidas e estabelecer um horário para que sejam feitas, tornando a situação o mais confortável possível.
Esta altura do ano é geralmente muito orientada para a família, no entanto, alguns idosos podem passar esta época sozinhos devido a razões físicas ou porque têm uma família que vive longe.
Por isso, é importante garantir que o idoso é incluído nas festividades, porque isso minimiza a solidão e reduz o stress, promovendo uma melhor saúde física e mental.
Para ajudar a incluir o idoso nas festividades do final do ano, é aconselhável optar por algumas atividades que podem trazer um ambiente mais agradável e harmonioso.
Atividades para fazer na época festiva com os idosos
Escolher as atividades e adaptá-las se necessário a cada situação e condição de saúde de cada idoso. Muitas atividades podem ser facilmente modificadas para se adaptarem ao nível de energia e às capacidades de cada idoso.
Por outro lado, é aconselhável estar atento a sinais de fadiga e sugerir proactivamente pausas ou uma sesta a meio do dia. Se o idoso tiver a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência, pode ser necessário modificar ainda mais as atividades para evitar demasiada estimulação ou confusão.
Estas são algumas atividades gerais que se podem fazer:
Maratona de filmes de Natal
Ver filmes é uma excelente forma de baixar os níveis de stress para os idosos. Embora ver filmes em família seja uma atividade simples, é muito eficaz e constitui uma forma de socialização, mesmo que não se esteja a falar.
Além disso, quando o filme termina, podem ser colocadas questões sobre o enredo e as personagens, o que ajuda a incentivar uma boa conversa.
Fazer biscoitos ou bolachas
Muitos idosos gostam de fazer bolos e cozinhar, mas isso pode ser bastante difícil se se sentirem fracos ou se as suas mãos já não conseguirem mexer-se como antes.
Nos dias que antecedem o Natal, pode-se juntar toda a gente na cozinha para cozinhar e fazer biscoitos, pão ou bolachas. Esta atividade ajuda a juntar as pessoas da família e a fazer comida rápida, fácil e agradável.
Ver as luzes de Natal
Uma boa oportunidade para tirar o idoso de casa é ver as luzes de Natal e as feiras de Natal. Alguns bairros da cidade ou localidades fazem decorações completas e algumas cidades têm um espetáculo de luzes de Natal.
Ao passear para ver as luzes, garantir que o idoso está bem agasalhado e de que está acompanhado. Caso o idoso tenha problemas de mobilidade, levar o idoso de carro ou utilizar dispositivos de ajuda à mobilidade para garantir que o idoso está bem apoiado e não escorrega.
Comer fora de casa
Cozinhar um jantar de Natal ou de final de ano pode ser uma tarefa difícil para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais stressante para os idosos com mobilidade reduzida. O Natal é uma época festiva, não deve ser cansativo, por isso pode ser uma boa ideia ir a um restaurante para o jantar ou almoço de Natal ou de ano novo.
Se possível, permitir que o idoso escolha o seu menu preferido, desta forma, o idoso poderá saborear uma refeição agradável, passar tempo a conviver com a família e os amigos.
Ajudar a embrulhar e distribuir presentes
As mãos dos idosos podem ficar rígidas e dolorosas, especialmente quando fazem muitos movimentos seguidos.
Na altura de embrulhar os presentes, fazer da tarefa um trabalho de equipa, o que é uma ótima maneira de o idoso conversar com os cuidadores ou familiares sobre os presentes, para quem são e sobre o que são.
Planear um jantar especial de Natal ou de fim de ano
O idoso e a família ou cuidadores podem cozinhar juntos um jantar especial para todos, com os pratos e sobremesas favoritos de toda a gente.
Recordar uma memória especial
Não há nada como falar de memórias felizes do passado com alguém de quem se gosta para dar mais alegria no dia de Natal ou no dia de ano novo. O idoso poderá recordar momentos especiais com a família.
Será agradável para os idosos também se os familiares partilharem algumas das suas histórias favoritas. Esta é, de facto, uma das melhores atividades da época festiva de final de ano para os idosos.
Jogar às cartas ou outros jogos
Outra boa forma de envolver o idoso em atividades divertidas é jogar jogos com os amigos ou familiares. Os jogos podem ser variados como jogo de cartas de tabuleiro ou até digitais e online.
Atividades fora de casa
Além de ver as luzes de natal e passear há outras atividades que podem ser feitas fora de casa e que podem ser também muito agradáveis.
Estas são algumas das atividades que se podem fazer fora de casa:
Passear pelo centro comercial e admirar as decorações festivas, ir em horários menos apelativos à maioria das pessoas para evitar multidões
- Dar um passeio com a família pelo bairro ou por um parque da zona onde moram
- Ir comer a um sítio do outro lado da cidade ou ir buscar comida para comer em casa
- Ver um filme de Natal ou uma comédia divertida no cinema
- Assistir a uma peça de teatro ou a um musical
Atividades específica para idosos que vivem com os cuidadores
Se o idoso vive ou passa a época festiva com um prestador de cuidados, também poderá fazer algumas atividades diferentes nesta altura do ano.
Estas são algumas atividades que se podem fazer:
Organizar uma caixa de recordações
Criar ou recuperar uma caixa de recordações que já exista, procurando álbuns de fotografias ou outras fotografias ou recordações de familiares e juntar na caixa. Poderá ser uma boa oportunidade para também rir das tendências antiquadas do passado e partilhar histórias sobre a infância.
Criar uma tradição
Uma receita antiga de família, ou criar um livro familiar de recitas de Natal, ou uma outra atividade nova em que participa toda a família ou os cuidadores, pode tornar-se numa tradição para os anos vindouros.
Assistir a um espetáculo de luzes
No final do ano, além das habituais luzes de Natal também costumam existir eventos com espetáculo ou exposições de luzes. Estes eventos podem ser uma ótima atividade para os idosos.
Ensinar e aprender coisas novas
Algumas atividades manuais, como tricô, crochê e bordado, podem ser ensinadas aos mais jovens da família ou mesmo aos cuidadores, pelos idosos. Por outro lado, os trabalhos manuais com utilização de fio também ajudam os idosos a manter a destreza e a concentração.
Outra atividade que pode ser aprendida pelos idosos é a jardinagem exterior ou interior. Os ambientes naturais diminuem o stress e promovem o bem-estar. No inverno, os vasos de plantas e os arranjos florais podem também ser muito agradáveis.
A jardinagem interior é benéfica para os idosos, por isso, comprar plantas ou ervas frescas para as festividades ou utilizar flores para criar centros de mesa únicos e criativos, são tudo atividades que podem agradar muito aos idosos.
Jogar e conviver
Os jogos para idosos, como puzzles, perguntas de cultura popular e questionários ao estilo de programas de televisão, são boas atividades para manter a mente ocupada e em alerta.
As perguntas sobre os acontecimentos dos anos 50 e 60 ou até aplicações online que permitem personalizar jogos e questionários com os factos e tradições da família, são tudo opções de fácil acesso e que podem ser divertidas.
Outra opção é o bingo que pode ser jogado em casa ou num local próprio para o efeito. Este jogo tem tradicionalmente muita popularidade entre os mais idosos.
Atividades específicas para idosos que vivem sozinhos
Se o idoso vive sozinho e prefere fazer atividades de forma individual, também é possível encontrar outras atividades para fazer na época festiva de final do ano.
Estes são alguns exemplos de atividades que os idosos podem fazer sozinhos:
Voluntariado
Se o idoso gosta de contribuir para a comunidade, verificar as organizações que oferecem formas de voluntariado a partir de casa ou que impliquem algumas horas noutro local.
Jogos individuais
Os jogos cerebrais para idosos podem reduzir a incidência de demência e melhorar a saúde cognitiva. As atividades virtuais que exigem pensamento estratégico como jogos ou outro tipo de interação, são uma boa forma de manter a mente estimulada e aprender novas competências.
Explorar monumentos e atividades culturais online
Uma visita virtual ao Museu do Louvre ou outros edifícios no mundo através das visitas virtuais online, é também uma forma de manter o idoso entretido e estimulado.
Para quem gosta de teatro, também é possível assistir a uma representação virtual gratuita de diferentes peças de teatro clássico.
Exercício físico
O idoso poderá assistir a vídeos divertidos de instruções de yoga em cadeira, aeróbica ou dança e acompanhar os movimentos.
A atividade física aumenta a positividade, reduz o stress e promove a saúde cognitiva.
Quando o tempo está bom, um passeio à volta do quarteirão pode proporcionar uma agradável sensação num dia soalheiro e praticar alongamentos lentos podem ajudar o idoso a sentir-se com energia.
Ler
A leitura é uma excelente forma de melhorar a saúde do cérebro e é uma atividade ideal para os idosos que vivem sozinhos. Se o idoso não tem a visão ou a atenção necessária para ler livros tradicionais, poderá ouvir podcasts ou livros gravados em som.
Aprender algo novo
Existem centenas de cursos online gratuitos que possibilitam aprender muitas coisas diferentes. Quer uma pessoa queira aprender sobre economia, o renascimento italiano ou informática, existe uma opção disponível online para todos os gostos.
Além disso, muitas das aulas são lecionadas por universidades e incluem recursos adicionais como livros eletrónicos, gravações áudio e bibliotecas de filmes gratuitas.
Atividades específicas para idosos com demência
Se o idos tem a doença de Alzheimer ou de outro tipo de demência, a época festiva de final do ano pode ser uma altura difícil para a família.
Mas, mesmo os idosos com problemas de memória ou declínio cognitivo podem apreciar as festividades da época.
As atividades que estimulam a mente dos idosos com demência, oferecem formas divertidas, criativas e produtivas de passar o tempo.
As atividades também podem ser adaptadas a cada caso e devem escolher-se ou adaptar-se as atividades que se enquadram na fase de demência que o idoso está a atravessar, para evitar possíveis situações de stress ou desconforto.
Estas são algumas das atividades:
Ouvir clássicos musicais e cantar
Quer se trate de um disco de clássicos de Natal ou de outra música favorita, colocar a música e cantar com o idoso. A música inspira a reminiscência e pode ser especialmente poderosa para os idosos com demência.
Mesmo que o idoso não se consiga lembrar das palavras, as melodias familiares podem inspirar memórias festivas felizes.
Criar colagens festivas
Recortar fotografias de férias de revistas ou fazer cópias de fotografias de família da infância do idoso. Escolher imagens intemporais, como lareiras, locais ou casas, incluindo também fitas, stickers com estrelas cintilantes e notas escritas à mão.
Apreciar os cheiros e os aromas da época
Os aromas familiares podem evocar memórias emocionais pormenorizadas do passado. Pode utilizar-se a terapia de aromas para os idosos com demência em casa, com ceras derretidas, óleos essenciais e fragrâncias naturais, muitos aromas trazem à tona o espírito nostálgico das festas.
Incentivar a ajuda
Sentir-se útil é bom para todos, se o idoso com demência já não consegue cozinhar uma refeição para a época festiva, pode ajudar a lavar os legumes ou separar os alimentos. Disponibilizar também uma jarra para colocar flores e fazer um arranjo. Estas tarefas ajudam os idosos a sentirem-se incluídos e realizados.
Conclusão
Os idosos gostam de ser incluídos nas atividades familiares e nas atividades festivas. A época festiva de final do ano pode ser uma altura divertida e agradável para os idosos, mesmo que tenham limitações físicas ou cognitivas.
O mais importante é o idoso passar tempo em conjunto com a família ou cuidadores, sentir-se incluído e desfrutar de boa companhia, quer seja pessoalmente ou virtualmente.
É importante que os idosos não fiquem apenas em casa durante esta altura do ano, mas pelo contrário, deverão ter acesso a atividades que os impeçam de se aborrecerem ou ficarem tristes.
Uma vez que os idosos são propensos a adoecer ou a ter alguma doença que lhes dificulte a saída de casa, é importante encontrar formas de se manterem saudáveis e empenhados.
As atividades da época festiva do final do ano para os idosos são uma excelente forma de manter o corpo e a mente dos idosos ativos, criando mais bem-estar e qualidade de vida.
Manter a mente ativa ajudará a retardar o declínio da memória e a manter o cérebro saudável. Por outro lado, manter o corpo em boa forma evitará quedas e lesões indesejáveis.
É necessário escolher uma atividade de que os idosos gostem e, que ao mesmo tempo, se sintam bem por participar.
Se se tratar de uma atividade física como correr, praticar desporto, andar na passadeira, ou outro poderá ser necessário estabelecer limites de tempo para os idosos, de modo a que possam tirar o máximo proveito de todo o exercício.
As atividades que realizam em conjunto com os familiares ou cuidadores não têm de ser emocionantes para serem especiais e significativas. O simples facto de poderem participar traz um melhor bem-estar e conforto aos idosos.
Juntos Cuidamos Melhor!
Referências:
- A Place for Mom
- DailyCaring
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.