Manter a exuberância juvenil pode ser uma tarefa bastante difícil para muitos idosos. O esgotamento físico e mental contribui, na maior parte das vezes, para que os idosos percam o entusiasmo e a efervescência que costumavam ter na juventude.
Mas, mesmo que o envelhecimento possa trazer alguns constrangimentos, não significa que tenham de ter um estilo de vida sedentário, confinados às suas camas, sofás e cadeiras, com pouca ou nenhuma atividade recreativa e interação social.
Desde que haja a determinação e o entusiasmo de tornar a vida agradável, isso pode conseguir-se independentemente da idade e das complicações de saúde que lhe estão associadas.
Envelhecer graciosamente não se trata de tentar parecer uma pessoa de 20 e poucos anos, trata-se de viver uma melhor vida e ter a saúde física e mental para a desfrutar.
Pode mesmo ser possível melhorar com a idade com os cuidados certos. Porque, não é a idade que se tem, mas sim a idade que se sente, que conta.
Estratégias para se sentirem mais jovens
Para que os idosos se sintam mais jovens não é preciso muito esforço, bastam algumas simples práticas para alcançar um melhor bem-estar.
Eis algumas estratégias:
Comer saudavelmente
Se somos o que comemos, então comer saudavelmente permitirá aos idosos manterem-se longe dos distúrbios mentais e físicos.
Com a idade, os seres humanos são obrigados a alterar a sua dieta a fim de eliminar o máximo possível de alimentos menos benéficos da sua alimentação.
A dieta ideal para um idoso deve consistir em frutas cozidas, vegetais, iogurte, nozes e pequenas porções de proteína de carne branca ou feijão.
Refeições regulares baseadas nestes alimentos manterão o corpo com energia suficiente e permitirão ganhar a força física necessária para realizar as atividades favoritas em casa ou no exterior.
Comer saudavelmente também reduz o risco de distúrbios de ansiedade e alterações de humor inoportunas.
Socialização
Uma das formas mais simples e fáceis de permanecer jovem é socializar com pessoas de idades e origens semelhantes.
Se os idosos se abstêm de socializar e se mantêm presos dentro das quatro paredes da sua casa, estão a facilitar o surgimento de doenças mentais e físicas, bem como o declínio cognitivo e corporal.
Quanto mais comunicarem e conversarem com as pessoas, mais fácil será enfrentarem as dificuldades do envelhecimento.
Exercício físico
Os benefícios do exercício físico são mais do que evidentes, especialmente no caso dos idosos.
O exercício físico mantém o corpo rejuvenescido e a mente refrescada. Evita o aparecimento de várias doenças.
Sessões de treino pesado não são recomendadas para as pessoas idosas.
Pelo contrário, exercícios leves, como caminhadas rápidas, dança lenta e alongamentos, como o yoga por exemplo, podem ajudar a ultrapassar as restrições e limitações físicas que acompanham a velhice.
Aprender algo novo
Uma das razões pelas quais os idosos se sentem velhos é porque perdem o entusiasmo e o prazer que vem com a aprendizagem de algo novo e a descoberta de algo extraordinário, desconhecido até então.
Uma vez que a maioria dos idosos permanece afastada do local de trabalho e das instituições académicas, torna-se difícil encontrarem novas fontes de aprendizagem.
Inscrever-se numa biblioteca ou aderir a um clube do livro pode ser uma excelente opção.
Não há fim para a aprendizagem. Além disso, a inscrição num clube do livro ou numa biblioteca oferece uma escapatória à monotonia e ao tédio que muitas vezes acompanham o tempo da reforma.
Aproveitar a vida
Algumas pessoas dizem que a idade é apenas um número. Mas, podemos pensar na idade como uma perceção de quem se é, ou seja, se nos percecionamos como velhos é isso que vamos ser.
Enquanto os idosos acreditarem que há muito mais que podem tirar da vida e também podem contribuir para ela, continuarão a sentir-se jovens.
Conclusão
Muitas pessoas temem envelhecer, mas há formas de se manterem jovens e positivas em relação ao envelhecimento
Embora envelhecer seja inevitável, algumas pessoas têm dificuldade em lidar com as mudanças que advêm da velhice.
Envelhecer graciosamente é mais sobre ser saudável e feliz do que evitar as rugas.
A sensação de felicidade ou otimismo acerca da vida pode diminuir o peso da dor crónica e possivelmente reduzir as hipóteses de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Um estudo realizado pela clínica Mayo descobriu que os indivíduos determinados a serem otimistas num teste de personalidade padrão tinham uma taxa de mortalidade mais baixa do que os que se consideravam pessimistas, onde a taxa de mortalidade atingiu os 80%.
Manter a positividade também reduz o risco de desenvolver depressão prolongada em idades mais avançadas.
Verificou-se que a depressão está associada à demência ou à doença de Alzheimer, tendo também outros efeitos no envelhecimento.
Os estados depressivos resultam frequentemente em má nutrição, falta de exercício e falta de estimulação mental através da socialização com outros.
Todos estes efeitos têm consequências debilitantes na saúde, na possibilidade de desenvolver cancro ou doenças cardiovasculares e tendem a acelerar o risco de desenvolver algum tipo de demência.
Todas as questões relacionadas com o processo de envelhecimento estão interrelacionadas entre si. Por exemplo, o exercício melhora o humor e faz com que uma pessoa se sinta mais positiva, o que depois leva a uma melhor saúde.
Ou a redução do stress pode levar a uma atitude mais positiva, o que leva novamente a uma melhor saúde e longevidade.
Embora existam várias influências negativas diferentes que afetam o processo de envelhecimento, ao tratar ou adotar estratégias para as mitigar e ao afetar apenas algumas, acaba-se por afetar todas as influências.
É um efeito sinergético que permite melhorar as perspetivas sem ter de enfrentar todas as influências negativas ao mesmo tempo.
É natural haver preocupação com os desafios que o envelhecimento pode trazer, por isso é importante falar sobre isso com pessoas qualificadas, que podem apresentar alternativas.
Manter um estilo de vida saudável, procurar a companhia de pessoas que se amam e fazer atividades que trazem alegria, mesmo que o corpo esteja a envelhecer, vai permitir que o espírito se mantenha sempre jovem.
Juntos Cuidamos Melhor!
Referencias:
- Mayo Clinic
- HealthLine
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.