Levantar várias vezes durante a noite para ir à casa de banho, com perturbações do ciclo de sono que trazem outro tipo de complicações como fadiga e stress. A nictúria é a causa desta perturbação e a sua origem tem muitas outras causas.
Este problema afeta cerca de 74% das mulheres e 75% dos homens, que apresentam casos de bexiga hiperativa ou obstrução urinária, por exemplo.
Os homens idosos com aumento do tamanho da próstata também mostram uma frequência mictória maior durante a noite, no caso das mulheres idosas, o enfraquecimento dos tecidos da zona da pélvis, e a perda de estrogénio na menopausa são dois dos fatores que contribuem para o aparecimento da nictúria.
Quer os homens quer as mulheres idosas, tomam mais frequentemente medicamentos que são diuréticos, o que pode levar à exacerbação da frequência mictória. Por outro lado, a nictúria pode ser um sintoma de doenças mais graves que têm que ser despistadas, para que seja possível encontrar um tratamento mais adequado.
As frequentes idas à casa de banho durante a noite têm um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas, além de contribuir para um risco mais acentuado de quedas e acidentes durante a noite, sobretudo para as pessoas mais idosas.
Saiba mais sobre esta perturbação, o que ela implica e como pode ser tratada, neste artigo.
O que é a Nictúria?
Nictúria, também designado por noctúria, é um distúrbio da bexiga que obriga à necessidade da pessoa afetada se levantar durante a noite várias vezes para urinar, causando distúrbios do sono. A patologia envolve estes dois fatores: uma produção de urina mais acentuada e o impulso para urinar várias vezes durante a noite.
A quantidade normal de urina produzida ronda em torno de 800 a 1500 ml, estes valores variam de acordo com a quantidade de líquidos ingeridos, a temperatura corporal e ambiental, e o esforço físico realizado durante o dia.
Outros fatores podem contribuir também para a variação destes valores como as variações hormonais ou efeitos neurológicos, hemodinâmicos, psicossociais e culturais.
A produção de urina no organismo tem um determinado padrão, durante o dia o volume urinário é maior do que durante a noite. No entanto, após os 60 anos de idade este padrão muda e os volumes diurno e noturno tornam-se praticamente iguais. O que faz com que esta patologia seja mais comum em pessoas com mais de 60 anos.
Esta situação tem um efeito comprometedor no ciclo de sono, a interrupção do sono causa sonolência diurna, cansaço, alterações do humor, perda de concentração e baixo desempenho, levando a que o ato de levantar mais do que 3 vezes por noite para ir à casa de banho, esteja associado várias consequências para a saúde:
- Redução da qualidade de vida
- Diminuição da produtividade no trabalho,
- Agravamento do estado de saúde em geral
- Aumento do número de quedas e de consequentes fraturas
- Maior incidência de acidentes de viação
- Maior risco de doença cardiovascular, diabetes mellitus e mortalidade por quedas.
Quais as causas da Nictúria?
O envelhecimento é uma das causas mais comuns para o desenvolvimento de nictúria, mas as causas podem ser muito variadas e dividem-se em 3 grupos de causas: as que estão relacionadas com a produção e quantidade de urina, as causas relacionadas com o aparelho urinário e as causas relacionadas com o sono.
Produção de urina:
- Alterações causadas pelo envelhecimento
- Ingestão excessiva de líquidos ou de álcool
- Utilização de diuréticos
- Ingestão de cafeína, teofilina ou lítio
- Doenças endócrinas ou metabólicas
- Diabetes mellitus
- Níveis altos de cálcio no sangue
- Inchaço nos membros inferiores
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Baixa concentração de albumina no organismo
- Estreitamento ou bloqueio das artérias
- Insuficiência venosa
- Utilização de determinados fármacos como os anti-inflamatórios não esteróides
Aparelho urinário:
- Bexiga com baixa capacidade funcional
- Bexiga hiperativa
- Retenção urinária
- Incontinência
- Urgência sensitiva para urinar
- Infeção urinária
- Falência renal crónica
- Hiperplasia da próstata
Causas relacionadas com o sono:
- Insónia
- Apneia do sono
- Dor
- Dispneia
- Depressão
Qual é o tratamento para a Nictúria?
Como a nictúria pode ter diversas causas, o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Neste sentido, só o especialista pode indicar qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Nos casos em que a nictúria resulta de outras doenças, o tratamento necessariamente passa pelo tratamento dessas mesmas doenças. Nos outros casos, o tratamento inicia-se por um aconselhamento comportamental, no sentido de o doente reduzir a ingestão de líquidos a partir do final do dia e a utilização de diuréticos, quando necessários, pela manhã.
Para os portadores de bexigas hiperativas podem ser aconselhados fármacos anticolinérgicos que contribuem para a diminuição das contrações na bexiga e consequentemente reduzir a necessidade de urinar, no entanto, estes medicamentos podem ter efeitos adversos, por isso é necessário haver acompanhamento médico.
No caso das mulheres deve ser feito o despiste de insuficiências hormonais antes de iniciar o tratamento. Em algumas situações é administrado o medicamento desmopressina na forma oral.
Quando a nictúria é um sintoma de doenças do trato urinário poderá ser necessário efetuar cirurgias de correção, ou para retirada de tumores benignos na próstata, no caso da hiperplasia.
Quais os sintomas da Nictúria?
A nictúria, que consiste em levantar durante várias vezes durante a noite para urinar , muitas vezes associada à urgência, é em si própria um sintoma que reflete a presença de outras doenças ou distúrbios.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito pelo médico de clínica geral ou pelo médico urologista, que irá investigar a história clínica do doente, a frequência do sintoma e se existem outros sintomas associados, se o doente está a tomar algum medicamento e há quanto tempo tem nictúria.
Além do exame físico, o médico poderá pedir a realização de alguns exames complementares como análises à urina, glicemia, ureia, entre outros.
Quais as complicações?
As complicações com mais impacto são as que se relacionam com a qualidade de vida dos doentes. A vontade de ir à casa de banho constante que interrompe o sono provoca consideráveis perturbações psicológicas e sociais, dado que quem sofre de nictúria fica mais cansado, deprimido e irritável do que o normal.
A insónia e a privação de sono que este distúrbio provoca nos indivíduos causa:
- Exaustão
- Alterações de humor
- Sonolência
- Falta de produtividade
- Fadiga
- Risco aumentado de disfunção cognitiva e acidentes, sobretudo quedas, no caso dos idosos.
Quando a nictúria está relacionada com uma doença, como a diabetes, as complicações podem ser mais sérias, já que se a doença que a originou não for tratada pode ter um agravamento e causar consequências mais graves.
A Nictúria tem cura?
Como a nictúria pode ter várias causas e estar relacionada com diferentes doenças, a sua resolução vai depender de cada caso. Neste sentido, a cura é possível em muitos casos, em que a doença subjacente é tratada. Quando a causa é o envelhecimento, um tratamento adequado com fármacos e alteração de comportamento, pode ajudar a, pelo menos, colmatar os efeitos mais nefastos do distúrbio urinário.
Como podemos prevenir a Nicturia?
Uma das formas mais eficazes para prevenir o desenvolvimento de nictúria, é a alteração comportamental, como:
- A inibição do consumo de álcool e cafeína, dado terem um forte efeito diurético
- Reduzir o consumo de líquidos com 3 ou mais horas antes de ir dormir
- A utilização de meias de compressão para evitar a acumulação de líquido nos membros inferiores.
Conclusão
Durante a noite normalmente, a quantidade de urina no nosso organismo diminui e concentra-se durante 6 a 8 horas, para que possa ser expelida durante a manhã, geralmente ao acordar.
No entanto, para algumas pessoas este processo complica-se, sobretudo com o avançar da idade, depois dos 65 anos, e passam a produzir mais quantidade de urina durante a noite, associada a uma urgência da necessidade de ir à casa de banho.
Esta situação é muitas vezes associada ao envelhecimento e pode estar ligada a outras doenças como as doenças renais, cardíacas ou a diabetes.
As complicações mais severas deste distúrbio, estão relacionadas com as interrupções do ciclo de sono, que leva a consequências psicológicas e sociais, já que tem um impacto muito negativo na qualidade de vida. Os doentes exibem sinais de fadiga, cansaço extremo, stress e grande irritabilidade pelo facto de terem os seus ciclos de sono perturbados.
As alterações comportamentais que incluem a inibição do consumo de cafeína e álcool, bem como a diminuição da ingestão de líquidos algumas horas antes de ir para cama, são algumas das práticas, que embora simples, podem fazer toda a diferença na vida das pessoas com nictúria.
Nos centros Mais que Cuidar pode encontrar uma gama completa de produtos para gerir a incontinência, e serviços que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto em casos de Nictúria ou das doenças a ela associadas, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.
Os nossos profissionais de saúde e mobilidade ajudarão a encontrar as melhores soluções para a sua situação clínica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.
Referências:
*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.