Central de Atendimento

Como podemos ajudar?
Precisa de ajuda?

Que ajudas da vida diária podem ser úteis para os idosos?

Que ajudas da vida diária podem ser úteis para os idosos?

A complexidade do dia a dia atual pode ser desafiante para muitos idosos navegarem de forma independente.

Devido às alterações físicas que a idade traz, as atividades essenciais da vida diária como preparar refeições, tratar da higiene pessoal ou da limpeza da casa, podem ser cada vez mais difíceis.

Caso surjam sinais de dificuldades para completar determinadas tarefas diárias , talvez seja a altura de procurar apoio, quer de outras pessoas, quer de objetos ou dispositivos que podem fazer muita diferença nestas situações.

Com o apoio domiciliário adequado a cada situação torna-se mais fácil executar as atividades necessárias ao dia a dia e com dispositivos de ajuda à vida diária, o cuidado e o conforto ficam mais facilitados.

O que são as atividades da vida diária especificas dos idosos?

As atividades de vida diária são tarefas básicas que uma pessoa precisa de ser capaz de fazer por si própria para viver de forma independente.

Problemas de saúde e envelhecimento podem dificultar a realização de certas tarefas diárias de autocuidado aos idosos.

Em geral as pessoas com mais de 85 anos frequentemente necessitam de assistência na vida diária. Estas atividades de vida diária incluem geralmente diferentes competências essenciais.

Estas competências são:

Tomar banho

A capacidade de tomar banho e manter a higiene pessoal, pode incluir ainda outras atividades como escovar os dentes, pentear o cabelo e cuidar das unhas.

Continência

Ter controlo completo do intestino e da bexiga.

Vestir

A capacidade de selecionar vestuário e roupa apropriada para o tempo ou as ocasiões, e de vestir a roupa de forma independente

Mobilidade

Poder andar ou transferir-se de um lugar para outro, especificamente para dentro e fora de uma cama ou de uma cadeira.

Alimentação

Sem incluir a preparação de refeições, sendo a capacidade de levar alimentos do prato à boca, e de mastigar e engolir.

Higiene pessoal

A capacidade de usar a sanita autonomamente e fazer toda a higiene pessoal sem assistência.

Atividades funcionais da vida diária

As atividades funcionais da vida quotidiana, são todas as atividades que as pessoas fazem para cuidarem de si próprios, da família e da casa onde vivem.

Estas atividades são geralmente mais complexas e muitas vezes envolvem mais capacidades de pensamento e organização que ajudam um idoso a viver e funcionar independentemente.

Estas atividades podem incluir:

  • Limpeza e manutenção da casa, incluindo outras tarefas domésticas
  • Lavar roupa
  • Gerir o próprio dinheiro
  • Gerir os medicamentos e tomar os medicamentos como indicado
  • Preparar refeições
  • Compras de alimentos e outros produtos necessários
  • Transporte, incluindo mudança de residência
  • Utilização de dispositivos de comunicação, incluindo o telefone ou o computador
  • Pagar contas
  • Ir ao supermercado

Sinais de que os idosos precisam de ajuda com as atividades diárias

Nem sempre é evidente que os idosos precisam de ajuda com as suas atividades de vida diária, mas existem alguns sinais que podem dar algumas pistas.

Estes são alguns exemplos:

Problemas com a condução

Acidentes, esquecimentos, condução errática.

Sinais de maus-tratos por terceiros

Abuso financeiro ou sinais de abuso físico por terceiros.

Problemas financeiros

Dificuldade para pagar contas, contas em atraso, vítima de burla.

Saúde

Ocorrência de quedas, idas repentinas ao médico ou ao hospital.

Problemas de memória

Esquecimentos repetidos e frequentes, tendência para vaguear, perda de consciência ou incapacidade para fazer julgamentos para aferir situações ou pessoas.

Apoio domicliário

Quando um idoso começa a demonstrar dificuldades com as tarefas diárias quer sejam pessoais ou funcionais, pode ser preocupante para o seu bem-estar.

Muitas vezes a melhor solução é ter alguém que acompanhe o idoso diariamente e ajude nas tarefas e atividades diárias.

Os cuidadores profissionais domiciliários proporcionam cuidados práticos, e prestam ajuda com os aspetos emocionais e com a rotina do dia a dia.

O apoio domiciliário inclui os cuidados prestados por profissionais de saúde no domicílio do idoso de forma a dar resposta às necessidades individuais.

Estas necessidades podem incluir a reabilitação, apoio de enfermagem em procedimentos técnicos ou acompanhamento, apoio para as atividades funcionais da vida diária e outras atividades da vida diária dos idosos.

Os cuidados domiciliários capacitam os idosos a fazer as coisas por si próprios, estes sentimentos de confiança e independência podem ser extremamente benéficos para a saúde mental e bem-estar das pessoas idosas.

Estes são alguns dos benefícios do apoio domiciliário:

Paz de espírito para as familias

Os serviços de apoio domiciliário proporcionam os cuidados individuais e personalizados que um único prestador de cuidados não pode realisticamente oferecer a tempo inteiro.

Esta adição ao plano de cuidados para idosos concede aos familiares algumas oportunidades de descanso sem culpa, que reduzem os níveis de stress e previnem o esgotamento dos membros da família.

Não tendo de se preocupar com o idoso e do facto de ele estar sozinho e cair ou ficar ferido enquanto realiza atividades diárias tais como tomar banho e usar o fogão para cozinhar, por exemplo.

Supervisão da vida quotidiana

Alguém para cuidar do idoso em casa fará uma vigilância e poderá detetar mudanças no seu estado, tais como quando se recusa a comer, perda repentina de peso, má gestão de medicamentos, ou flutuações na memória e raciocínio.

Este tipo de responsabilização pode fazer uma diferença significativa na prevenção de acidentes e complicações de saúde evitáveis, particularmente em situações em que um idoso tem dificuldade em comunicar ou recordar eventos.

Manutenção de um ambiente seguro

Para evitar o desenraizamento do idoso do seu ambiente familiar, a solução mais adequada é criar um ambiente seguro onde ele vive.

A casa de um idoso pode facilmente ser transformada num espaço seguro e confortável para permanecer e viver.

Para tornar a casa mais segura é necessário considerar a integração de algumas precauções de segurança no domicílio:

  • Instalar barras de apoio no chuveiro
  • Adicionar revestimentos antiderrapantes aos pavimentos dos chuveiros e banheiras
  • Mover os artigos do armário de cima para baixo para facilitar o acesso
  • Remover objetos soltos do chão para evitar quedas
  • Simplificar a disposição dos moveis e objetos na casa

Boa nutrição

Muitos idosos dependem de comida rápida, jantares congelados, e outros alimentos de baixo valor e prontos a comer para a nutrição.

Os prestadores de cuidados em casa podem fornecer alimentos frescos, ricos em nutrientes, que contribuem para uma melhor saúde e níveis de energia mais elevados.

Conforto

A principal vantagem dos cuidados domiciliários é a possibilidade de o idoso permanecer no local que lhe é mais confortável e familiar.

Pode dormir na sua própria cama, usar a sua própria casa de banho, e continuar as suas rotinas diárias.

Estar num ambiente familiar pode ser especialmente benéfico para os idosos que sofrem de condições progressivas que afetam a memória, tais como a demência.

Cuidados personalizados

Em vez de se ajustar aos horários e rotinas de uma instituição que presta cuidados aos idosos, um plano de cuidados domiciliários é personalizado para se adaptar às necessidades do idoso e da sua família.

Quer a pessoa idosa precise apenas de assistência durante algumas horas por dia, ou necessite de cuidados a tempo inteiro, os cuidados de apoio ao domicílio são flexíveis e adaptam-se ao que é melhor para cada caso.

Atenção individualizada

A natureza pessoal dos cuidados domiciliários permite que a pessoa idosa seja o foco principal do prestador de cuidados.

O seu trabalho é proporcionar um nível de atenção e cuidado que garanta que o idoso esteja seguro e confortável.

Uma vez que um prestador de cuidados em casa está geralmente a cuidar de uma única pessoa, as suas necessidades são satisfeitas muito mais rapidamente do que numa residência ou lar.

Independência

Ao proporcionar cuidados pessoais contínuos, os prestadores de cuidados ao domicílio são capazes de ajudar os idosos a continuar a viver em segurança, confortavelmente e socialmente em casa.

A maioria das pessoas idosas sente-se reconfortada por permanecerem em ambientes familiares onde passaram grande parte das suas vidas.

Um dos fatores mais positivos deste tipo de cuidados é a possibilidade de manter o controle sobre muitos aspetos da sua vida diária.

Os idosos podem continuar a viver segundo o seu próprio horário, escolhendo quando querem comer, dormir e socializar.

Para os idosos que já não conduzem, um prestador de cuidados pode ajudá-los no transporte para atividades sociais e a fazer recados, dando apoio à sua capacidade de viver de forma independente.

Companheirismo e oportunidades sociais

Um dos aspetos mais importantes à medida que alguém envelhece, é a importância das ligações sociais.

Muitos idosos vivem sozinhos, e quando têm dificuldade em se movimentar, perdem a capacidade para conduzir um carro, ou não têm família e amigos por perto, isso pode aumentar a sensação de isolamento e solidão.

Os cuidados de companheirismo providenciados pelo apoio ao domicílio proporcionam uma interação social extremamente importante.

O companheirismo pode manifestar-se de formas muito diferentes e simples como conversar sobre café, fazer caminhadas, cozinhar ou jardinagem em conjunto.

Incluído no processo de fazer o seu trabalho, os cuidadores evitam a solidão e a depressão nos mais velhos.

Os idosos que vivem sozinhos experimentam frequentemente isolamento social e sentimentos de solidão que podem levar a um declínio na saúde.

Um cuidador ao domicílio proporciona um rosto familiar, uma conversa amigável, e uma ligação humana significativa, tudo isto pode ter um grande impacto na saúde e bem-estar em geral dos idosos.

Produtos que podem ajudar os idosos na vida diária

Hoje em dia existem cada vez mais produtos ou dispositivos que são ajudas úteis de vida diária para melhorar a capacidade de mobilidade, autonomia e a segurança no dia-a-dia, que facilita uma maior tranquilidade e qualidade de vida para os idosos.

Estes são alguns exemplos de produtos:

Vestir e calçar

Vestir e calçar são atos comuns e até automáticos para a maior parte das pessoas, mas para os idosos que têm problemas de mobilidade podem ser tarefas complicadas.

Uma calçadeira ou ajuda para calçar meias pode fazer muita diferença.

Outro dispositivo útil são as pegas longas com ganchos arredondados na extremidade, para puxar as camisas ou as ajudas para vestir casacos. Estes dispositivos ajudam as pessoas com mobilidade limitada na parte superior do corpo.

Alimentação

A alimentação pode ser um verdadeiro desafio quando há dificuldades para engolir.

Um copo adaptado, pode evitar engasgos e problemas mais complicados, por exemplo.

Leitura

Com a idade, a visão começa a deteriorar-se, assim dispositivos que possam ajudar com a leitura são extremamente importantes.

Uma lâmpada de ampliação, também pode ajudar muito, já que é muitas vezes constituída por uma lupa com uma luz incorporada e poderá fazer uma enorme diferença.

Estas lupas estão disponíveis em vários tipos diferentes, incluindo lentes de mão, candeeiros de secretária e mesmo candeeiros de pé de tamanho normal.

Medicação

A administração de medicamentos em casa, é uma tarefa complexa que exige sempre muita atenção e o maior cuidado.

Uma caixa de organização de comprimidos, por exemplo, pode ajudar a garantir que os medicamentos são tomados de acordo com o indicado pelo médico de forma segura e sem confusões.

Pedaleiras

As pedaleiras são equipamentos que possibilitam fazer exercícios com os braços e as pernas e são importantes para ajudar a manter a atividade física de forma segura e sem grande esforço físico.

Outros produtos que podem ser ajudas na vida diária dos idosos

Gancho para abotoar

Estes ganchos ajudam as pessoas a abotoar camisas ou casacos. Este dispositivo é útil para as pessoas que têm alguma mobilidade nas mãos, mas não o suficiente para utilizar os botões por si próprias.

Camisas ou casacos com fecho magnético

Camisas e casacos com fechos magnéticos são vestuário adaptativo, mas são muito mais fáceis de prender e desprender para os idosos.

Roupa pull-on

Calças de cintura elástica ou vestido envelope, permitem vestir sem o incómodo de botões e fechos de correr.

Sapatos sem atacadores

Os sapatos sem atacadores e ortopédicos são mais fáceis de usar para pessoas idosas devido à sua falta de atacadores. Se o idoso não consegue dobrar-se para ajustar o calcanhar, poderá usar com calçadeira de cabo comprido.

Cobertor elétrico

Um cobertor elétrico pode ajudar a acalmar as dores provocadas pela artrite.

Pinça para apanhar objetos

Pra os idosos que têm artrite, pode ser difícil agarrar em utensílios, escovas de dentes, escovas de maquilhagem e outros dispositivos semelhantes. Uma pinça recolectora para apanhar objetos, pode ajudar os idosos que não se conseguem baixar.

Aspirador robô

Para muitos seniores idosos é difícil utilizar um aspirador comum. Um aspirador robô pode ser uma grande ajuda.

Elevador de assentos

Muitos idosos têm dificuldade para sentar e levantar e de cadeiras e sofás, especialmente com assentos profundos ou almofadas maiores. Um assento ajuda a levantar pode ser a solução.

Maçanetas de porta

Maçanetas arredondadas são difíceis de operar se não houver destreza total nas mãos. Poderão ser substituídas por maçanetas de porta com alavanca, por exemplo.

Luzes noturnas automáticas

As luzes noturnas ativadas por movimento reduzem as hipóteses de queda se o idoso tiver de se levantar a meio da noite.

Elevadores de sanita

A maioria dos assentos de sanita normais são demasiado baixos para as pessoas idosas utilizarem em segurança ou confortavelmente.

Uma sanita elevada que se prenda com segurança ao vaso sanitário tornará o processo mais fácil.

Cadeira de Banho

As cadeiras de banho, permitem ao idoso permanecer sentado em segurança enquanto toma banho.

Barras de apoio

Os idosos necessitam de barras de apoio instaladas na casa de banho, especificamente no duche, por razões de segurança.

Rampas

Mesmo uma pequena saliência pode ser difícil de ultrapassar com uma cadeira de rodas ou um andarilho.

Rampas e elevadores  facilitam a movimentação em casa e outros espaços com pequenas saliências ou pouco espaço.

Bengalas ou auxiliares de marcha

Ao utilizar uma bengala ou um auxiliar de marcha, o idoso pode tirar o peso das pernas, o que pode ser uma grande ajuda para ficar de pé em longas filas e outras situações em que uma cadeira pode não estar disponível.

Conclusão

Manter uma rotina diária pode ser muito benéfico para a saúde mental e física dos idosos. São uma forma de se manterem motivados, um calendário regular de atividades e um roteiro para a realização de tarefas que os mantenham saudáveis e produtivos.

No entanto, quando se desenvolvem problemas de mobilidade ou outras incapacidades físicas por doença ou causadas pelo envelhecimento natural, as atividades da vida diária podem ser demasiado difíceis de executar.

Mudanças no estado de saúde e outras dificuldades que surgem com o envelhecimento podem criar desafios físicos e emocionais para que os idosos se consigam manter ativos.

Os prestadores de cuidados podem ajudar os idosos a estabelecer rotinas que satisfaçam as suas necessidades e a executar atividades de vida diária de forma mais segura e tranquila.

Além disso aliar também a utilização de alguns dispositivos de ajudas diárias podem fazer a diferença. Estes dispositivos são muito variados e estão constantemente a ser inovados ou a serem criados novos aparelhos.

O mais importante é garantir que o idoso mantém a sua autonomia durante o mais tempo possível com segurança e qualidade de vida.

Juntos Cuidamos Melhor!

Na Mais que Cuidar encontra uma gama completa de produtos e serviços  que dão uma ajuda importante no apoio e no conforto, prestando cuidados de saúde ao domicilio (apoio domiciliário, fisioterapia, enfermagem) e produtos de apoio para comprar ou alugar.

Os nossos profissionais de saúde e mobilidade estão sempre disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua situação específica. Temos ao seu dispor uma linha de apoio de enfermagem 24h/dia 365 dias do ano.

Na Mais que Cuidar poderá contar também com o apoio do médico fisiatra através da consulta ao domicílio ou da teleconsulta.

Referências:

  • Organização Mundial de Saúde
  • Aging Care
  • A Place for Mom

*Atenção: O Blog Mais que Cuidar é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Lojas de Ortopedia e Geriatria em Portugal
Procuramos estar cada vez mais perto de si.
Venha conhecer-nos! Juntos Cuidamos Melhor.
Porto
Porto
Estrada da Circunvalação 14688
4450-097 Matosinhos
T. 224 054 146
Chamada para rede fixa nacional
Lisboa
Lisboa
Rua Manuel Martins da Hora, 2
1750-172 Lisboa
T. 210 402 220
Chamada para rede fixa nacional
Oeiras
Oeiras
Rua Luís Tavares 17
2740-315 Porto Salvo
T. 219 362 035
Chamada para rede fixa nacional
Almada
Almada
Rua Salgueiro Maia n 21 D
2805-323
Almada
T. 210 402 248
Chamada para rede fixa nacional